Ocorreu no sábado, dia 21 de Abril, o 1º Fórum Sulista do Movimento O Sul é o Meu País no Parque de Eventos Jayme Caetano Braun, em Sapucaia do Sul/RS. O evento foi uma iniciativa da Comissão Municipal de Sapucaia, atualmente presidida por Vivi Jacobini.

Três palestras abrilhantaram o Fórum, a primeira foi realizada pelo Presidente da Nacional no RS, Douglas Aimoré, que falou sobre a História do Movimento, a segunda foi sobre a Legalidade da Instituição, por Jonas Falcão, Diretor de Comunicação Social e Cultura da Comissão Municipal; e a terceira foi sobre A História do Povo Sulista e a Contemporaneidade, ministrada pelo Vice-presidente Municipal Jaime Bochmann.

O evento contou ainda, com atividades lúdicas, realizadas pela Coordenadora Regional da metropolitana de Porto Alegre, Nãna Freitas. Durante a abertura do Fórum, a presidente municipal Vivi Jacobini, anunciou que ficaria instituída a data de 21 de Abril como a data oficial para a realização dos fóruns subsequentes, e o Presidente Ismar Paulo Messer e o Secretário Jorge Teixeira Jardim, ambos da Comissão Municipal de Cachoeirinha/RS, assumiram a responsabilidade de levar para seu município o evento em 2019.

A erva-mate Natumate, através de seu representante Rafael Rubaski, tradicional parceiro da Comissão de Sapucaia, foi a apoiadora cultural do evento.