Bandeira do Movimento Amazônia Independente.

Criado recentemente, o Movimento Amazônia Independente vem crescendo vertiginosamente nos últimos meses. A maioria de seus membros já são parceiros do Movimento O Sul é o Meu País em algumas ações e agora, esta parceria vem a se fortalecer, quando este grupos de cidadãos livres, através da sua legitima entidade, presta apoio as ações do Movimento e aos seu evento maior, o Plebisul. “Defendemos a união do povo amazônida em prol da Causa Amazônida pela reivindicação do direito de autogovernar-se através da fundação da Confederação da Amazônia, a partir da ruptura com a República Federativa do Brasil”, diz o Movimento em sua página. “Defendemos o fim da nossa situação de povo periférico no interior do estado brasileiro. Reivindicamos o direito à Autodeterminação para que possamos decidir nossos próprios rumos, administrar nossos recursos e definir democraticamente nossas políticas de acordo com o interesse do nosso povo, em busca de uma vida mais digna, livre e feliz. O primeiro passo para a dignidade e felicidade de um povo é ter o direito de autogovernar-se”, afirmam os independentistas.

Segue, na integra também a Nota Oficial de apoio ao Plebisul, feito pelos irmãos do Movimento Amazônia Independente:

“Neste sábado, dia 07 de Outubro, o movimento emancipacionista sul-brasileiro dará mais um passo rumo à independência. Ocorrerá em vários municípios dos três estados sulistas, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mais uma consulta popular para verificação da opinião da população a respeito da ideia de criação de um Estado sulista independente. A pergunta da consulta é: “Você quer que Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um país independente?”. As respostas possíveis são “Sim” e “Não”. Este processo é completamente legal, autorizado pelo poder judiciário dos três estados, e está amparado pela Constituição Federal.
O resultado do Plebisul é fundamental para o reconhecimento da vontade do povo sulista diante da comunidade internacional, especialmente a entidade que representa os povos e nações sem estado, a UNPO. Embora o seu resultado, mesmo que positivo, não signifique a secessão, ele serve pra mostrar que existe um povo a reivindicar o direito de autodeterminação dos povos.
O Movimento Amazônia Independente declara apoio ao Plebisul e ao movimento sulista que avança gradualmente em sua luta por independência existente há mais de duas décadas. Nos próximos anos nós, amazônidas, também estaremos nesse processo de consulta popular em prol da emancipação da Amazônia.

Movimento Amazônia Independente

 

Conheça mais este Movimento

Para conhecer mais o Movimento Amazonia Independente, confira também a matéria publicada pelo site portalamazonia.com sobre o Movimento: http://portalamazonia.com/noticias/amazonia-independente-movimento-propoe-a-emancipacao-da-regiao-norte

Para mais informações sobre este Movimento, acesse o link amazoniaindependente.wordpress.com