No ultimo domingo, dia 07 de maio, foram realizados dois grandes eventos em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
Em Joinville/SC foi realizado o Curso de Líderes 2017, com um mesmo formato que já tinha sido realizado em Jaraguá do Sul em 2016. O evento foi iniciado por uma palestra ministrada pelo Sr. Ademar Vilk, um dos membros da comissão de Joinville. Os presentes que ainda não conheciam bem o movimento puderam nesta tirar suas dúvidas.
Após isto os 35 líderes de todo Norte Catarinense foram divididos em 2 grupos para que debatessem diversas dúvidas sobre nossa instituição e seus objetivos, seguido de um debate em conjunto sob a liderança do Presidente da COP, Procório Pereira; da Superintendente Estadual e sua assistente, Sandra Parma e Ariane; dos líderes das Microrregiões de Itajaí, Joinville e Blumenau, Rosilene, Julio Zarnitz e Marcio Meyer, e do compatriota Emilio Gliecke.
O debate foi acalourado sobre diversos assuntos, onde também foi dada orientações sobre os Projetos de Lei de Iniciativa Popular (PLIP) que o movimento está realizando em 2017 e 2018.
A Superintendente Estadual, Sandra Parma, proferiu uma palestra sobre motivação, levando palavras de incentivo aos presentes e contato casos onde ela mesmo teve dificuldades na divulgação da causa.
E por final o Presidente da COP, Procório Pereira, deu orientações sobre o Plebisul 2017 e o sistema de gestão do evento.
Em Sapucaia do Sul/RS se reuniram os líderes da 23ª Microrregional Metropolitana do RS, um encontro ímpar de comissões, ativistas, simpatizantes e voluntários do Movimento O Sul é o Meu País.
Pela parte da manhã houve treinamento dos seguintes aspectos:
  • cadastramento de voluntários,
  • cadastramento de urnas,
  • vinculação de voluntários às urnas, e
  • lançamento de votos.
Foram realizadas explicações de como se associar ao Movimento e, aproveitando a situação, várias urnas na região metropolitana foram cadastradas para o Plebisul 2017.
Ao meio-dia foram agraciados por um almoço maravilhoso feito pelas comissões de Sapucaia e Canoas.
Na parte da tarde, tivemos conversa aberta com o Coordenador Douglas Aimoré, que tirou diversas dúvidas e apresentou as PLIP’s (Projetos de Lei de Iniciativa Popular) que estão sendo realizadas pelo Movimento.
Na sequência, contamos com a presença do Superintendente do estado, o Sr. João Paulo Schuch que deixou todos a par das atividades e progressos que estão ocorrendo em todo o Estado. Tivemos ainda a presença ilustre do trovador e repentista Daniel Brasil que nos presenteou com sua arte.
Ah, não podemos esquecer do gato, que durante todo o evento passeava pelo piquete ou nos observava simpático e curioso do teto!
Viva a harmonia! Viva o direito de autodeterminação dos povos! Viva os laços não familiares criados, porém que tornam todos os Sulistas uma grande família! Viva o Sul Livre!