Cineasta Frances-01O cineasta Francês Jean Philippe Desbordes, iniciou esta semana as gravações para seu novo trabalho que terá como foco o gaúcho e o Movimento O Sul é o Meu País. Na dia de ontem, 15 de dezembro, esteve visitando o compatriota Fernando da Silva Resner, líder do Movimento em Bagé/RS, onde buscou informações mais aprofundadas sobre os temas que serão abordados.

O Cineasta foi recepcionado pelo líder local do Movimento na Estância e Cabanha Kaitá, de sua propriedade, e manifestou vontade em exibir na Europa este documentário, bem como sua intenção de junto escrever um livro sobre o Movimento O Sul é o Meu País, mostrando ao mundo o desejo de autodeterminação do Povo Sulista. “Pelo que conversamos ele fará um documentário que irá aparecer em toda Europa sobre a cultura e costumes da nossa região, bem como a história sobre o movimento o Sul é o Meu País. Junto pretende fazer um livro sobre o movimento. Uma notícia que me deixou por demais feliz”, revelou Resner.

Desbordes é jornalista, trabalha em diversos jornais da França, doutor em Antropologia Social pelo Collège de France, além de historiador e cineasta. A pedido de Resner, ele vai entrevistar uma série de lideranças do Movimento O Sul é o Meu País nos próximos meses, entre eles, Fernando da Silva Resner – Bagé RS, Leonardo Gysi – Erechim RS, Anidria Rocha – São Jerônimo RS, Ivan Sérgio Feloniuk – Camaquã RS, Dr. Adelar Bitencout Rozin – São Lourenço do Sul RS, Celso Deucher – Brusque SC, Procorio Elvécio Pereira – Corupá SC, Sandra Parma – Rio do Sul SC, Julio Zarnitz – Joinville SC, Carlos Zatti – Curitiba PR, Celso Bendlin – Pinhais PR, Pedro Onysko de Liss – Curitiba PR, Emerson Lemes – Londrina PR e Hélio Ribas Michelletto – São José dos Pinhais PR.

Cineasta Frances-03 Cineasta Frances-04 Cineasta Frances-02